top of page

Roda Médica Como Uma Poderosa Ferramenta de Cura.



A roda da medicina é reconhecida como uma ferramenta que é constantemente usada em cerimônias espirituais na tradição Nativa Americana e em todo o mundo.

A roda medicinal reflete em detalhes a própria vida e todos os seus aspectos compreendidos pelo mundo material ao mundo mais sublime, espiritual, mental e místico.


Neste círculo sagrado, podemos diferenciar as quatro direções, e os elementos, o ar, a água, o fogo e a terra, e os espíritos guardiões que os protegem.


Cada uma das quatro direções cardeais, juntamente com seus professores ou protetores, trazem suas próprias lições, aprendizados e mudanças que nos convidam a adotar em nossas vidas.

Deve-se notar que os guardiões ou protetores dos cardeais leste, sul, oeste e norte. Eles são protegidos por animais sagrados.

Por exemplo, na tradição dos irmãos Queros do Peru na América do Sul, eles ensinam que o leste é

a porta para iniciar a roda medicinal e essa direção leste é protegida pela energia do Condor, na direção sul é protegida pela energia da cobra, o oeste aguardado pela medicina do Irmão Jaguar, e enquanto vamos para o norte o beija-flor nos espera cheio de alegria, e no centro é o nome da irmã lhama.

A posição desses animais sagrados muda de posição em outras tradições indígenas.

Na cultura do Lakota, e de outros grupos culturais indígenas aqui na América do Norte, descobrimos que o Oriente é aguardado pelo falcão ou pela águia, pelo sul pelo irmão coiote, rato ou cobra, o Ocidente é protegido pela força e poder do Irmão Urso, e se caminharmos para o norte estaremos visitando o poder do amado búfalo.

Como vemos as posições e seus companheiros variam, más o processo de abertura e honra é o mesmo em todas as culturas. Os arquétipos são os mesmos e o objetivo é alcançar a cura pessoal e coletiva.

É importante honrar e reconhecer o poder transformador da roda da medicina, é muito poderosa. Assim que começarmos o vijar através dele, seremos engroyed em uma jornada fascinante cheia de mistérios, o que exigirá resistência em todos os níveis.

Sabemos que a maneira mais eficaz de atrair a cura é a transformação total do nosso ser, independentemente das consequências, e receber com o coração aberto os ensinamentos, tendo certeza de que a Mãe Divina nunca nos abandonaria.

A mãe e todos os seus seres de luz, osso nossos guias espirituais, nosso anjo da guarda, professores ascendidos etc, nunca vai virar as costas para nós e eles vão nos ajudar a lidar com qualquer fardo mental, emocional, espiritual e tal físico.

Este grupo de seres de luz nos convida a confiar plenamente na providência divina, e a conquistar com ahincó nossos medos, nossas tristezas e as dores eternas que carregamos no reboque. As mudanças que acelerarão trarão energias positivas, alegria e muita sabedoria.

Na roda medicinal podemos, se quisermos e claro, isso depende da mulher ou homem da medicina adicionar e trabalhar com outras ferramentas ou elementos da natureza, geralmente realizadas, a queima de aloe seco, e outras ervas que condensam e prontamente iluminam o ambiente criando harmonia, e equilíbrio para que a cura comece.

Quando abrimos esse tipo de portal, agradecemos a divindade, não só por nos sentirmos gratos, podemos oferecer oferendas como flores doces, sementes, água, fogo, que ajudarão todas as nossas orações e fortalecerão nossa fé no poder curativo da Mãe Terra.


Além disso, a queima de certas ervas pode elevar nossas orações e podemos nos sentir confiantes em expressar e mostrar nossas emoções sabendo que estamos seguros, a fumaça então levará com o grande espírito nossas orações mais desejadas. Quando usamos pedras para denotar e separar as áreas da roda medicinal também mostramos aspectos de nossa vida dentro dela.

Em todas as direções cardeais e entre cada uma delas, essas áreas também têm um espírito protetor ou animal sagrado que as protege. Cada uma delas reflete áreas de nossas vidas, como os aspectos sociais, pessoais, de trabalho, mentais, emocionais e mais importantes espirituais.

A roda medicinal nos ingere em detalhes os ciclos de vida, nascimento, crescimento, transformação e renascimento.



Podemos então dizer que a roda de remédios é organizada e agrupada da seguinte forma.

É composto pelos quatro elementos: ar, água, fogo e terra.

Composto por quatro direções principais: Norte, Leste, Sul e Oeste.

Cinco direções: Norte, Leste, Sul e Oeste, e Centro/Coração.

Seis direções: Norte, Leste, Sul e Oeste, e Centro/Coração, Mãe Terra, Pai Céu.


Jadde k. Astrie

Writer and healer.

6 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page